Programa de financiamento ‘Ontario Growing Forward 2’ no montante de $417 milhões incentiva a inovação, a concorrência e o desenvolvimento de mercados

São Paulo, Brasil – SIAL Brasil 2013 – 25 de junho de 2013 – A Ontario Food Cluster – a maior entidade canadense em matéria de processamento de alimentos e bebidas e uma das três maiores da América do Norte – está convidando as empresas mundiais de processamento alimentício a investirem e a expandirem seu negócio na maior província do Canadá. Os fabricantes de tais produtos, situados no Ontário, poderão ter acesso ao novo programa abrangente, ‘Growing Forward 2’, o qual é suportado por $417 milhões de dólares, um financiamento federal e provincial que visa incentivar a inovação, a colaboração e os resultados acionados pelo mercado, concentrando-se no aumento dos lucros, na expansão dos mercados e na gerência dos riscos.

“A indústria de processamento alimentício constitui uma prioridade para a província de Ontário”, disse o sr. Gerald Pisarzowski, vice-presidente do Setor de Desenvolvimento de Negócios, da organização Greater Toronto Marketing Alliance, e membro da Ontario Food Cluster. “Além de diversos incentivos fiscais específicos, o programa ‘Growing Forward 2’ constitui uma preciosa caixa de ferramentas que visa atrair as empresas agroalimentícias internacionais em expansão e que desejam aproveitar a excelente proximidade do Ontário com os 450 milhões de prósperos consumidores de alimentos, através do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (ALCAN). As empresas que investem e que estejam situadas em Ontário podem qualificar-se para o programa ‘Growing Forward 2’”.

Para as empresas novas e já existentes que operam no Ontário e que estão envolvidas no processamento, modificação e transformação de produtos agrícolas, alimentos, bebidas ou bioprodutos baseados na agricultura, existe assistência financeira nas seguintes áreas:

    • Desenvolvimento de liderança e de negócios
    • Enriquecimento da produtividade laboral
    • Meio ambiente e mudança climática
    • Desenvolvimento de mercados
    • Saúde dos animais e das plantas
    • Sistemas de garantia (p. ex.: segurança dos alimentos, rastreabilidade, bem-estar dos animais)

Nas áreas de desenvolvimento de competências, formação, planejamento, auditoria e avaliações, as empresas novas ou já existentes de processamento alimentício, sediadas no Ontário, também podem usufruir de financiamento para:

    • Fabricação moderada
    • Desenvolvimento de liderança
    • Produtividade laboral
    • Conscientização para a sustentabilidade (águas residuais, energia)
    • Planos de marketing
    • Planejamento da sucessão
    • Planejamento e avaliações da segurança alimentícia

Duas organizações de inovação existentes na província também estão preparadas para trabalhar com empresas de processamento agroalimentício sediadas no Ontário em atividades de pesquisa aplicada e comercialização. Essas organizações são o Value Chain Management Centre e o Vineland Research and Innovation Centre.

O Value Chain Management Centre (www.valuechains.ca) é a única organização do Canadá dedicada à lucratividade e concorrência das empresas agroalimentícias, promovendo e habilitando o desenvolvimento de cadeias de valor estreitamente ligadas. O centro dedica-se a questões como a rastreabilidade dos alimentos, a redução do resíduos alimentícios e a inovação organizacional.

O Vineland Research and Innovation Centre (www.vinelandresearch.com) é um centro de pesquisa de nível internacional dedicado à ciência horticultural e à inovação em áreas que abrangem a genômica aplicada, os sistemas de produção horticultural, a robótica e a automação. Situada na região canadense de Niagara, a missão do Centro Vineland visa apresentar produtos inovadores e soluções de produção que atendam as necessidades da indústria horticultural e fomentar o programa de pesquisa e comercialização do Canadá.

Estima-se que, até o fim de 2013, a indústria de processamento de alimentos e bebidas no Ontário aumente para 40 bilhões de dólares, sendo o setor agrícola e agroalimentício o principal empregador da província.

As informações sobre os programas de financiamento e outros programas específicos de incentivos fiscais estão disponíveis online em www.ontariofoodcluster.com/incentives.

Sobre a Ontario Food Cluster

A Ontario Food Cluster cria oportunidades de investimento e comércio internacional para seu setor agroalimentício de 3.200 empresas em expansão. Tais empresas têm uma renda de produção de 40 bilhões de dólares, incluindo 9.91 bilhões de dólares em exportações, sendo também responsáveis pelo emprego direto de 130.000 pessoas no setor atacadista e do processamento/fabricação agroalimentícios, havendo cerca de 483.000 trabalhadores em setores relacionados. As cidades e as regiões do sul do Ontário da Ontario Food Cluster englobam: cidade de Brantford, cidade de Hamilton, cidade de Londres, distrito de Elgin, distrito de Middlesex, Greater Toronto Marketing Alliance, cidade de Guelph, região de Niagara, Southwestern Ontario Marketing Alliance, região de Waterloo e Windsor-Essex. A organização também tem parcerias com o Ministério da Agricultura e Alimentação e o Ministério dos Assuntos Rurais do Ontário, o Ministério da Agricultura e Agroalimentação do Canadá e o Ministério das Relações Exteriores e Comércio Internacional do Canadá. Para mais informações, visite www.ontariofoodcluster.com